Relato sobre a passeata contra o rodeio de Piracicaba/SP

Entre 50 e 60 pessoas participaram da passeata. Começamos a nos agrupar às 13h00 na praça José Bonifácio e saímos às 14h30. Apareceu gente de Campinas, Nova Odessa e Sorocaba, mas dessxs, apenas uma pessoa de Nova Odessa participou. A maior parte era mesmo de Piracicaba.

Antes de sairmos pelas lojas patrocinadoras, um candidato a deputado estadual por Campinas, Feliciano, do Partido Verde, começou a fazer campanha política, distribuindo jornais e filmando o evento. Imediatamente iniciamos uma panfletagem pró-voto nulo como contraposição. No meio da passeata, verificamos que o candidato não se encontrava entre @s manifestantes. Uma breve fala acusou este fato pr@s participantes da passeata e levantou a questão do voto nulo. Novamente, ao final da passeata, realizamos uma fala semelhante. Ambas foram recebidas bastante positivamente.

A passeata foi seguida por carros e motocicletas da polícia militar, por 5 seguranças aparentemente contratados pelas lojas patrocinadoras e por uma pessoa que mais tarde concluímos ser um agente infiltrado fazendo perguntas e filmando. Em um momento, alguns dos seguranças começaram a gritar com um manifestante que os ridicularizava, mas não ofereceram mais problemas. A polícia, todavia, depois de passados aproximadamente 75 % do tempo de duração total da passeata, quando nos encontrávamos na av. Armando Salles, nos exigiu a escolha de um representante para lhe informar sobre o trajeto e a duração da passeata. Após nossa resistência, o policial escolheu um manifestante como porta-voz e nos levou a uma reunião forçada na praça do terminal, após a qual a passeata seguiu sem mais problemas.

Concluímos positivamente que, por base nesses incidentes, a passeata está sendo cada vez mais vista como uma ameaça pelos exploradores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: