Imagens Anarquistas

Alberto Gawrryszewski, do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem, da Universidade Estadual de Londrina, fez um estudo de ilustrações produzidas por anarquistas e organizou o livro Imagens Anarquistas: Análises e Debates.

Este livro é formado por três artigos. O primeiro, do autor destas linhas, busca, inicialmente, apresentar e analisar as condições de vida e trabalho dos operários para depois analisar algumas imagens que foram usadas como um importante instrumento de luta e unidade do ideal anarquista dentro do movimento operário brasileiro.

O segundo artigo, escrito por Isabel Bilhão, aborda como a festa do Primeiro de Maio traz em si uma História própria. Afinal, a quem pertence a paternidade da festa? Situando a questão no Brasil, Bilhão discute como eram as comemorações, com suas imagens e o que estas queriam representar, bem como explica o papel dos mártires de Chicago nesta data de luta e luto.

O terceiro e último artigo foi escrito por Paulo Alves, que faz uma análise da historiografia sobre a relação do estado com o movimento operário na Primeira República brasileira. Afinal, a ordem pública, moral e social, com a repressão e o uso do arcabouço legal (Código Penal), é uma visão patronal ou de toda sociedade? Autores que discutem o movimento operário brasileiro dão destaque à repressão, ao caráter policialesco do estado desse período. O autor traz estas contribuições, alargando-as com outras que discutem o estado conciliador e paternalista. As imagens que ilustram o texto traduzem a forma de denúncia que a imprensa anarquista usava para desmascarar toda a problemática da relação estado/movimento operário anarquista.

Tanto o livro quanto as ilustrações podem ser acessados aqui:

Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: